Como fazer curriculum e modelos prontos



Se você está à procura de um trabalho, e não tem nenhuma pessoa para te “indicar” à empresa, o jeito mais antigo precisará entrar em questão, e há muito o que pode ser feito – e evitado – para garantir sua vaca. Vamos falar como fazer curriculo simples, que é a forma mais prática e segura de tentar ingressar nessa nova jornada.

Vamos tentar resumir e dar dicas sobre como fazer curriculum, para facilitar sua vida em uma hora tão difícil quanto conseguir um emprego, seja ele seu primeiro ou sua recolocação ao mercado.

Curriculo pronto para imprimir

É possível usar um modelo de curriculo pronto para imprimir, onde basta fornecer seus dados para então sair distribuindo. Entretanto, é importante que tenham alguns “toques pessoais” para que o contratante perceba que você teve a preocupação até nessa etapa.

Você pode usar nosso modelo de curriculo pronto para imprimir, que trata-se de um curriculum moderno e básico, onde você pode adaptar de acordo com suas necessidades, obviamente revisando para que nenhum erro de digitação ocorra.

Como fazer curriculum para primeiro emprego

Essa é uma dúvida bastante comum que recebemos de nossos usuários, porém é mais lenda do que um problema. Em primeiro lugar o que diferenciará seu curriculo dos demais é basicamente as experiências profissionais anteriores. Basta deixar esse campo em branco que do resto você se encarregará pessoalmente, no ato da entrevista.

De nada adianta fazer um curriculo de primeiro emprego se preocupando com detalhes e entregar a um cargo que exige experiência anterior. Há a necessidade do bom senso na hora de escolher a empresa onde pretende ingressar.

Modelos prontos de curriculo profissional

Depois de analisado por especialistas, chegamos ao formato ideal e oferecemos esse modelo de curriculo para download, onde basta também fornecer seus dados – sem alterar a formatação para obter melhor resultado -, imprimir e sair distribuindo nos locais pretendidos.

Modelo de curriculo para estágio e estagiário

Procuramos compilar alguns dados em um curriculo de estágio pronto, onde basta fazer as alterações. Obviamente muito pode ser alterado à depender da área – o mais comum é a procura por curriculo para estágio de direito -, mas seja cauteloso.

Basta fazer o download do curriculo pronto de estágio e imprimir após preencher.

Dicas para curriculum vitae

Vamos citar algumas dicas para fazer curriculo profissional que podem lhe ser úteis e diferenciar você de outro que perdeu a vaga oferecida. Lembre-se: essa será sua forma de se destacar dos demais concorrentes ao cargo, então evite pisar na bola para não ficar de fora.

  • Achamos conveniente citar a palavra “curriculum vitae” para frizar que você NUNCA deve utilizá-la, tampouco o título “dados pessoais”
  • Adote o hábito de incluir data – ao rodapé ou topo – em seu curriculo pois as empresas podem arquivá-lo e será útil para quando forem resgatar
  • Evite formalidades e seja bastante objetivo, tanto no cargo quanto nas experiências anteriores
  • NUNCA abrevie, rasure ou faça alterações à caneta. Caso precise substituir algum dado, refaça o curriculo e imprima novamente
  • Você não precisa informar dados como CPF e RG ou outros que só serão solicitados caso você seja contratado
  • Um bom curriculo não deve ter valores ou pretensão salarial; esses assuntos devem ser tratados na entrevista de emprego
  • O currículo será sua apresentação e você terá ausente, portanto é importante que ele tenha algo de diferente que faça o contratante se interessar por você. Organize bem o conteúdo e agrupe informações
  • A formatação tem que estar correta, e seja moderado no uso de negrito ou letras maiúsculas, além de tomar cuidado com o espaçamento entre as linhas e as margens laterais; evitar, também, o texto justificado, alinhando somente à esquerda
  • Não use letras pequenas ou muito grantes por dificultar a leitura

Veja também: